Prestador
Proasa

Portal para dúvidas e acessos

Introdução

Este portal é para você prestador ter acesso ao novo sistema SAW e também ao manual de utilização. Abaixo você encontrará o FAQ com as perguntas mais frequentes sobre o nosso sistema.

Perguntas frequentes sobre sistema SAW

Sobre a Operadora

O usuário pode solicitar anexação de laudos via mensagem, na opção de Ações de “Mensagens”. Após o auditor digitar e gravar a mensagem ficará exibida na guia no campo “Mensagens do Usuário”.

Não, a funcionalidade de duplicação de guias não está disponível no SAW​.

O analista da operadora pode definir uma pendência acessando a guia e utilizando a opção “Definir Pendência do Serviço”, informando o motivo e para finalizar a ação deve-se realizar o “Encerrar” na opção Ação. O status da guia mudará para “Em Tramitação” até que o prestador responda.

No SAW, a pesquisa de elegibilidade pode ser feita na tela de “Pesquisar” “Beneficiário”. Buscando pelo número da matrícula (código) do beneficiário, o sistema indicará se está ativo ou em carência e seus dependentes.

O sistema possui um código genérico para materiais que não estejam cadastrados. O prestador pode utilizar esse código e descrever o material no campo de especificação.

O analista da operadora pode acessar a guia e verificar se há pendências, anexos e justificativas. Caso necessário, ele pode solicitar mais documentos ou encaminhar para análise médica, ou seja, enviar para auditoria via sistema. Após a auditoria o médico ou enfermeiro devolve a guia para o analista.

Sobre os Beneficiários

O usuário pode utilizar a tela de pesquisa, informando matrícula, número da guia ou outros filtros de período.

Sim. Se um procedimento tem carência ou não está coberto, o sistema exibe um alerta no momento da solicitação.

Sobre o Status

Sim. O histórico da guia pode ser acessado dentro do sistema em Painel de Execução e abrindo a guia, mostrando as interações e status atualizados.

O prestador pode solicitar revisão acessando a guia e clicando em “Pedir Revisão”, incluindo justificativa e anexos.

O prestador pode acessar a guia no “Painel de Execução”, acessar e visualizar a guia com status “Em Tramitação”, além de visualizar o motivo e responder a pendência clicando no status “Pendente” do serviço.

O status da guia pode ser visualizado na tela de “Painel de Execução”. Os principais status que podem indicar são: “Autorizada”, “Parcialmente Autorizada”, “Negada”, “Em Análise”, “Em tramitação” ou “Pendente”.

Esse status indica que o prestador solicitou uma revisão e a guia está pendente de análise pela operadora.

Uma autorização parcial ocorre quando apenas parte dos itens da guia solicitados são aprovados. O sistema indicará quais procedimentos foram autorizados e quais ficaram necessitando revisão dos pendentes.

Esse status indica que algo está faltando para que a guia seja finalizada e enviada para a operadora. O prestador precisa adicionar os anexos ou preencher os dados pendentes.

Sobre a Guia

Sim, os campos obrigatórios são exibidos em branco. Campos opcionais aparecem em verde.

Sim, o prestador pode cancelar uma guia antes da finalização, utilizando o botão “Cancelar Guia” dentro da guia na opção de Ações.

 Não. Se houver erro na guia, por segurança o prestador precisa cancelar e refazer a solicitação.

O sistema permite pesquisar pelo nome do procedimento ou inserir um código genérico se o procedimento não estiver na base cadastrada.

Sim, o prestador pode imprimir a guia acessando a guia no “Painel de Execução” e clicando na opção de imprimir, gerando um arquivo PDF.

Sim. Na tela de solicitação de prorrogação, ele pode informar o número da guia original e anexar documentos de justificativa.

Sim, cada material deve ser registrado individualmente, e o código genérico só pode ser usado em casos específicos​.

O prestador pode acessar a guia no “Painel de Execução”, acessar a guia e visualizar os anexos. Caso tenha pendências, o sistema indicará.

Sim, o prestador pode anexar documentos posteriormente acessando a guia e utilizando a opção de anexar laudos.

São aceitos os formatos PDF, DOC, PNG e JPEG. Arquivos compactados (ZIP) não são suportados.

A regra para execução de sessões se mantém a mesma.

Sim, a data da sessão realizada (check-in) pode ser ajustada conforme necessidade​.

Não. Se o prestador não anexar os documentos necessários, a guia ficará com o status “A complementar”, o que significa que não foi enviada para a operadora.

Sim. O sistema permite que o prestador adicione uma justificativa técnica ao solicitar um material.

A solicitação da guia vinculada poderá ficar em análise até a aprovação da guia principal.

Sim. O sistema verifica o histórico e pode bloquear solicitações duplicadas caso estejam dentro do período de restrição.

O SAW substituirá o sistema anterior em etapas planejadas. Todos os prestadores terão o suporte técnico sobre o sistema durante a mudança.

Sim, a operadora pode alterar a data de vencimento da guia.

Sempre que houver erro no xml, e o prestador não conseguir resolver sozinho é necessário encaminhar e-mail para [email protected] , o prazo é de 3 dias úteis.

Sim, os laudos podem ser anexados diretamente na interface do SAW​.

O login de acesso quem cria é o responsável pelo atendimento ou faturamento, foi disponibilizado login de administrador para que o prestador crie os logins dos seus colaboradores. Caso não tenha recebido o acesso, procure seu coordenador.

Caso você tenha esquecido sua senha, é necessário clicar em Esqueci minha senha, que será encaminhado para o e-mail cadastrado sua nova senha.

Sobre o arquivo xml e faturamento

Alguns erros comuns incluem código de procedimento inválido, data fora do prazo permitido e prestador cadastrado incorretamente. A correção deve ser feita no próprio XML antes do reenvio​.

Não, ele precisa ser corrigido manualmente e reenviado​.

im, o sistema exibe em tela os erros junto com os códigos a serem corrigidos no arquivo, além de existir um validador de XML que permite verificar a estrutura do arquivo antes do envio​.

A auditoria ocorre dentro do próprio sistema SAW, além da operadora poder solicitar ajustes antes da aprovação final​.

Sim, se um lote já foi enviado, o sistema identifica e rejeita um novo envio com os mesmos dados​.

Sim, a operadora pode solicitar ajustes e o prestador pode revisar os valores antes do faturamento final​.

O status da análise pode ser acessado no painel de faturamento do sistema​.

O status do processamento pode ser verificado na tela de faturamento do SAW​.

Sim, há uma funcionalidade para recurso de glosa dentro do próprio SAW​.

Sim, caso a auditoria identifique necessidade de informações extras, o prestador será notificado​.

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Feito por:

Comunicado

Prezados(as) Prestadores,


O PROASA informa que desde o dia 22/04/2025, o envio dos arquivos XML estão sendo realizados exclusivamente pelo novo sistema SAW.

Para garantir que o envio ocorra com sucesso, destacamos as seguintes orientações:

📌Autorização Prévia: Alguns procedimentos exigem autorização prévia. A lista completa de códigos que necessitam de autorização está disponível na aba “Downloads” do menu principal do sistema SAW.

📌Guias de Internação: As guias de internação deverão obrigatoriamente conter a Comunicação de Entrada e a Comunicação de Alta, conforme os procedimentos abordados em treinamento.

Informações sobre Nota Fiscal (NF) e Demonstrativos de Pagamento:

📌A Nota Fiscal correspondente à cobrança deverá ser anexada diretamente no sistema SAW após estar liberado para anexar.

📌Os demonstrativos de pagamento continuarão disponíveis para consulta no antigo Autorizador Web.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.

Contatos:
(61) 3701-1800 (ligação)
(61) 3701-1800 (WhatsApp)
[email protected]